O que é estrabismo
O estrabismo pode ser definido como a perda de alinhamento dos olhos. Ele pode ocorrer desde o nascimento por fatores hereditários (mais comum) ou pode ser adquirido ao longo da vida por diferentes causas que afetem o sistema nervoso central ou diretamente o olho. O desvio ocular pode ocorrer tanto horizontal quanto verticalmente.
Pessoas que desenvolvem estrabismo em fases avançadas da vida têm como principal sintoma, além do desvio aparente, a diplopia, comumente conhecida como visão dupla, onde se enxerga os objetos em dobro. Na infância, o estrabismo pode levar à supressão da visão em um dos olhos (ambliopia) caso não seja tratado.
Tipos de estrabismo
Existem diferentes tipos de estrabismo:
- Estrabismo convergente, ou esotropia:quando o olho é voltado para dentro (em direção ao nariz)
- Estrabismo divergente ou exotropia: quando o olho é voltado para fora (em direção as orelhas)
- Estrabismo vertical ou hipertropia: quando o olho é voltado para cima ou para baixo Estrabismo alternante: o desvio pode variar entre um olho e outro (ora no direito, ora no esquerdo)
- Estrabismo intermitente: quando há variação de alinhamento e desvio, ele não se manifesta constantemente.
Tratamento para estrabismo
O tipo de estrabismo e a idade de surgimento irão determinar o tipo de tratamento a ser utilizado. O tratamento clínico poderá ser feito através do uso dos óculos, oclusão e/ou exercícios ortópticos. Em alguns casos, estes recursos não são suficientes, e o tratamento cirúrgico se faz necessário. Uma alternativa ao tratamento cirúrgico, em alguns casos, é a aplicação de toxina botulínica.